Kefir: Como preparar e como ele pode te ajudar a emagrecer

Casar Não Engorda




kefir: como preparar e como ele pode te ajudar a emagrecer?

” O Kefir é muito conhecido pelos seus diversos benefícios à saúde.

É rico em nutrientes e probióticos, e incrivelmente útil para melhorar a digestão e a saúde intestinal.

Os grãos de kefir, usados para fermentar bebidas, são constituídos por diferentes microrganismos que ajudam a regular o intestino.

Durante séculos, o kefir tem sido utilizado na medicina popular européia e asiática devido suas propriedades nutritivas.

O Que É Kefir?

O Kefir é um produto de leite fermentado (leite de vaca, cabra ou ovelha) que tem gosto de iogurte bebível.

A bebida contém altos níveis de vitamina B12, cálcio, magnésio, vitamina K2, biotina, folato, enzimas e probióticos. Como o kefir não tem um conteúdo nutricional padronizado, os valores de conteúdo podem variar com base no leite do qual é feito. No entanto, mesmo com variação na gama de valores, trata-se de um alimento extremamente nutritivo.

Por causa do seu conjunto único de nutrientes, pesquisas mostram que o Kefir pode contribuir para:

  •         Impulsionar a imunidade;
  •         Tratar doenças Inflamatórias do Intestino;
  •         Construir Densidade Óssea;
  •         Lutar contra alergias;
  •         Melhorar a digestão da lactose;
  •         Matar o Fungo Cândida;
  •         Desintoxicar o organismo.

E estes são apenas alguns dos benefícios de consumir kefir diariamente.

Kefir Emagrece?

O consumo de Kefir te ajuda a emagrecer porque proporciona saciedade e diminui a ingestão de alimentos. Além disso, ele melhora o funcionamento do seu intestino

Alguns estudos já descobriram que a população microbiana das pessoas que sofrem com o excesso de peso é diferente da população microbiana das pessoas magras. Assim, parece existir uma ligação entre obesidade e o tipo de bactéria intestinal.

Nesse sentido, segundo alguns especialistas, várias bactérias presentes no kefir podem favorecer a perda de peso. Além disso, ele é um alimento com pouquíssimas calorias e muito nutritivo.

Mas o kefir sozinho não faz milagres. Ele colabora para o emagrecimento, mas para isso é preciso que você se alimente de verdade e mantenha hábitos saudáveis.

Kefir É Bom Para O Sistema Imunológico

Você sabia que mais de 75% do seu sistema imunológico está alojado no seu sistema digestivo?

Essencialmente, trilhões e trilhões de “boas” bactérias e fungos que vivem no seu intestino são responsáveis por matar os “maus” microorganismos, e isso mantém você vivo e com saúde.

Então, o que acontece quando você toma antibióticos de maneira errada?

Você literalmente está matando as bactérias boas do seu organismo e possibilitando que as bactérias ruins se proliferem. Isso, por sua vez, perturba a simbiose (equilíbrio) de sua microbiota que levará a problemas digestivos e reações imunes .

Estudos ligam desde o autismo e a maioria das doenças crônicas à síndrome do intestino permeável e à digestão inadequada.

Pesquisas também mostram que o consumo de Kefir ajuda a restabelecer o equilíbrio das bactérias do seu intestino.

Os “grãos de kefir” na verdade não são grãos, mas são um delicado equilíbrio de leveduras e bactérias.

Capaz de fermentar o leite em cerca de 24 horas, os grãos de kefir podem transformar o leite cru em uma bebida probiótica e refrescante que tem vários benefícios medicinais.

Conheça os benefícios do kefir

  1. Combate ao Câncer

O consumo de alimentos fermentados é benéfico para o tratamento de diferentes tipos de tumores cancerígenos. O Journal of Dairy Science, por exemplo, publicou um estudo que avaliou as células imunes em camundongos e descobriu que o consumo regular de kefir ajuda a parar o crescimento do câncer de mama .

  1. Melhora a Saúde dos Ossos

Um estudo de 2014, publicado na revista de Osteoporosis International, descobriu que consumir kefir beneficia a densidade óssea e pode reduzir o risco de osteoporose. Os pesquisadores descobriram que a bebida fermentada aumenta a absorção de minerais essenciais para a construção do osso, como cálcio e magnésio .

  1. Reduz a Inflamação Intestinal

Devido às altas doses de probióticos, incluindo as estirpes de lactobacillus e bifidobacterium, o kefir é também um tratamento natural e eficaz para a síndrome do intestino irritável. Estudos descobriram que alimentos ricos em probióticos, incluindo iogurte e kefir, podem ajudar a reduzir a inflamação intestinal.

  1. Reduz Alergias e Asma

Um estudo recente publicado no Journal of Immunology, mostrou que o kefir possui efeitos positivos sobre alergias e asma. No estudo, o kefir suprimiu significativamente marcadores inflamatórios de interleucina-4, células T auxiliares e imunoglobulinas IgE .

Os investigadores também afirmaram que o kefir tem fortes propriedades antiinflamatórias que poderiam ser úteis na prevenção da asma.

  1. Melhora a Intolerância à Lactose

Pode parecer loucura, mas sim, produtos fermentados como o kefir podem ajudar as pessoas com intolerância à lactose.

Isso ocorre porque a fermentação muda a composição química dos alimentos e, como no caso do leite fermentado, o kefir é relativamente baixo na lactose.

Por isso, se você luta com problemas relacionados à lactose, tente adicionar o kefir à sua dieta em pequenas quantidades. Um estudo publicado no Jornal da American Dietetic Association mostrou que a bebida fermentada melhora a digestão da lactose e a tolerância em adultos com má absorção de lactose.

Se você teve intolerância à lactose, meu conselho é começar colocando uma pequena gota de kefir no interior do braço ou no pulso e deixe secar. Então espere 24 horas e veja se você tem alguma inflamação. Se não houver problemas, tente adicionar apenas uma gota ou duas a uma bebida ou a alguma comida e veja se você tem alguma reação. Você vai aumentando a quantidade até que você esteja certo que você não está reagindo a ela.

Como com qualquer alimento ou dieta, certifique-se de sempre ouvir o seu corpo.

Tipos De Kefir

Para quem tem intolerância à laticínio, existem outros tipos de kefir que ainda são ricos em probióticos e saudáveis, mas que são completamente livres de lactose.

Existem essencialmente dois tipos principais de kefir, e eles diferem de várias maneiras.

Os dois tipos de kefir são: kefir de leite (feito de leite de vaca, de ovelha ou de cabra, mas também de leite de coco) e kefir de água (feito de água açucarada ou de coco, ambos não contendo leite).

Embora o líquido de base utilizado em diferentes tipos de kefirs possa variar, o processo para a fabricação de kefir é o mesmo e os benefícios para a saúde estão presentes em ambos os tipos.

Todo o kefir é feito usando o “grão de kefir” e devem ter açúcar naturalmente presente, ou então adicionado, para permitir que as bactérias saudáveis cresçam e para que o processo de fermentação ocorra.

No entanto, não se preocupe, o kefir são pobres em açúcar, porque a levedura viva ativa essencialmente “come” a grande maioria do açúcar adicionado durante a fermentação.

E tem mais, o kefir pode ser feito em casa, desde que você tenha acesso aos grãos de kefir”.

Este artigo foi escrito pelo Dr. Juliano Pimentel, uma referência em saúde para mim!

Como preparar o Kefir

Preparar o Kefir é bem simples. Basta que você consiga alguém que te doe os grãos. No site Probióticos Brasil você encontra doadores em todo o  Brasil, além de receitas para fazer com kefir e outros vários tipos de probióticos.

Veja como eu fiz preparei o kefir de leite aqui em casa:

Ingredientes:

  • 1 colher de sopa de grãos de Kefir;
  • 500 ml de leite (qualquer tipo);

Preparo

  1. Em um recipiente de vidro limpo e esterilizado, coloque os grãos de kefir;
  2. Tampe com um paninho bem fininho, tipo gase ou até mesmo uma fraldinha de criança ou papel toalha (presos por uma borrachinha de dinheiro. Veja no vídeo como eu fiz);
  3. Deixe em lugar fresco por até 36 horas para fermentar;
  4. Coe o leite fermentado e está pronto um iogurte delicioso!
  5. Se desejar que fique mais grossinho, tipo uma coalhada ou iogurte grego, utilize um filtro desses de café, de tecido e deixe por algumas horas, para sair o soro do leite, que, por sinal, é fonte riquíssima de proteína.

Eu não sabia o que fazer com o soro do leite que sobrava, até que uma seguidora minha no Instagram me disse quera ótimo para o cabelo, podendo ser consumido como whey protein, além de uma série de outros benefícios!

Dependendo do tempo que você deixar dessorando, mais grossinho vai ficar, podendo virar até um queijo.

Eu deixei por cerca de 12 horas e virou um cream cheese delicioso! Temperei com azeite, sal e ervas! O kefir é um pouco ácido e, quem não está habituado, pode estranhar um pouco, mas eu amoooo!!

kefir

 

kefir

Os grãos de kefir parecem florzinhas de couve flor!

Dicas para o preparo do Kefir

É importante que todos os objetos utilizados no preparo do kefir sejam exclusivamente destinados para esse objetivo, para evitar risco de contaminação.

Além disso, é recomendável que não se utilize utensílios de alumínio ou metal para manusear os grãozinhos, pois eles podem morrer! Ideal utilizar utensílios de plástico ou silicone.

Eu comprei essa peneirinha e esse fitro só para fazer o kefir aqui em casa!

kefir

Para acompanhar o passo a passo na minha cozinha, assista aqui ao vídeo!

Espero que gostem e façam aí na sua casa!

bjs!

 

Compartilhe:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*

cinco × 3 =

1 2 3 4 5