3 dicas de substituições e mais de 11 receitas para sua Ceia de Natal

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Dicas e receitas para uma Ceia de Natal mais saudável

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Final de ano é um dilema danado.. Muita gente querendo ficar em forma para aproveitar o recesso, ir à praia, aproveitar o verão, mas, ao mesmo tempo, existe um obstáculo no meio disso tudo: as festas de final de ano e principalmente a Ceia de Natal. É uma delícia reunir a família e os amigos, mas é exatamente nessa época que as pessoas costumam “enfiar o pé na jaca”e comer mais do que se deve.

Faltando um pouco mais de 1 mês para o Natal eu resolvi trazer algumas opções de substituições para você aproveitar as festividades sem modificar muito os seus hábitos alimentares. É super possível aproveitar essa época do ano sem deixar de lado a saúde. Então vamos lá?

Inspirações para Decoração da Mesa de Natal

3 dicas de substituições para a ceia de Natal

1 Troque os salgadinhos e frituras por Frutas, grãos e saladas

As frutas e grãos podem ser deliciosas entradas. Uma boa opção para entradas saudáveis são frutas secas, como ameixas e damascos e castanhas como a do Pará e a de caju. Salada de frutas também podem cair bem antes do prato principal, principalmente se for acompanhada de linhaça, nozes, entre outras sementes e grãos.

Agora, se quiser sair do comum e fazer uma salada super diferente,  misture frutas, verduras, grãos e um bom molho. Imagine uma salada de alface roxa, com tomate, rúcula, pedaços de manga, chia e um molho agridoce? É diferente e delicioso.

Dá uma olhadinha nessas receitas de molhos para salada e nas receitinhas de salada que já passaram por aqui e veja que sugestões facílimas de entradinha:

Bruscheta de Tomatinhos com Pesto de Rúcula

Geleia de Damasco para comer com torradinha ou queijos

2 Opte por Carnes magras

Quem disse que só vale o Peru,  o Pernil e o Chester no Natal? Se você deseja ter uma ceia de Natal mais saudável,  é importante saber que o peru deve ser evitado, da mesma forma que o chester, o tender e o pernil, que a gente acha pré pronto no supermercado.

Estas carnes costumam vir temperadas com glutamato monossódico e possuem muitos aditivos químicos. Para substituí-las, um frango assado mais elaborado ou peixes são ótimas alternativas.

Peixes com molhos cítricos ficam uma delícia e, para acompanhar, um arroz integral com amêndoas ou castanhas ou até mesmo o grão de bico, dão um ar mais festivo.

A bacalhoada é um prato bem tradicional também na ceia de Natal e super saudável.

Então a dica é a seguinte: A não ser que você tenha um açougueiro de confiança, que possa te fornecer a carne fresquinha e sem temperos, fuja desse tipo de carne.

Salmão Assado com Molho de Laranja

Bacalhoada

Peixe Assado na Folha de Couve

Salmão no Papillote

3 Invista em Doces e sobremesas saudáveis e igualmente saborosas

Nessa hora é um pouco difícil de abrir mão dos doces. Bolos, tortas, mousses… É tudo muito gostoso, mas eu vou te mostrar que dá pra ser saudável até nessa hora! Você consegue fazer uma mousse de chocolate com cacau e mel para adoçar, por exemplo.

A famosa rabanada também consegue ser menos agressiva à nossa saúde. Basta assá-la ao invés de fritá-la e utilizar açúcar mascavo.

No entanto, é bom lembrar que as sobremesas podem ser mais saudáveis, mas isso não quer dizer que elas são menos calóricas, então coma com moderação, ok? Abaixo você vai encontrar um compilado de receitas deliciosas que podem ser acrescentadas a sua Ceia de Natal.

Bolo Saudável de Maça com Granola 

Terrine de Frutas

Guloseimas Saudáveis

Rabanada assada

E aí, você está ansioso (a) para o Natal? O que você costuma fazer para a Ceia?

Bjs!

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