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Como ter uma dieta saudável e construir novos hábitos alimentares

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Saia do sofá e acabe com essa preguiça que te impede de ter uma dieta saudável!

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Eu sei que o seu dia a dia está cada vez mais corrido e agitado. Eu sei também que o cansaço é grande e que tudo que a gente quer fazer quando chega em casa, depois do trabalho, é deitar no sofá e ficar lá até o dia seguinte, rs!

Eu te entendo, sabe porque? Porque eu também já fui assim. Nunca gostei de cozinhar, nunca me interessei pela cozinha (até eu me casar e criar o blog) e sempre tive preguiça de cozinhar a noite, depois de chegar do trabalho, morta de cansada!

Eu reclamava que estava recuperando os quilos que perdi para entrar no vestido de noiva, mas não fazia nada para mudar e ter uma dieta saudável. Aquilo foi me incomodando, até chegar o dia em que resolvi mudar e começar a experimentar coisas novas!

Quando eu entendi que para meu corpo, minha energia e minha disposição mudarem, EU tinha que começar a mudar meus comportamentos, uma chavinha virou dentro de mim e eu comecei a agir diferente!

Ter X fazer x Ser

Quando finalmente, criei a consciência de que oferecer para o meu corpo alimentos saudáveis era prioridade e um valor para a minha vida, eu conseguir mudar e criar hábitos novos!

Eu sei que não é fácil e, até a gente tomar CONSCIÊNCIA da importância da boa alimentação na nossa vida, demanda um tempo. Mas, depois que a chavinha vira, ahhhh, isso é bom demais! Não tem volta!

Digamos que você queira emagrecer. Quando você toma consciência de que realmente precisa emagrecer,  você vai começar a SER mais saudável e vai começar a FAZER coisas que vão te deixar saudável, como se alimentar melhor e ter uma dieta saudável, por exemplo. Quando você realmente coloca foco no SER mais saudável, automaticamente, você começa a TER resultados cada vez melhores.

Para alcançar qualquer resultado na vida, primeiro devemos ter um foco definido, ou seja, devemos saber exatamente aonde queremos chegar. Isso faz com que a gente tome atitudes de transformação do nosso SER e assim, conquistar nossos objetivos e TER grandes resultados.

Para exemplificar:

Se eu quero emagrecer (TER um corpo magro), eu tomo consciência de que preciso SER mais saudável e de que preciso FAZER algo para alcançar esse resultado.

Mude a sua maneira de pensar e construa novos hábitos

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Mudar o mind set, ou seja, a sua mentalidade ou forma de pensar, é super importante em qualquer desafio que se propõe na vida. Se você deseja qualquer tipo de mudança, é preciso mudar a mentalidade. O nosso cérebro se acostuma a pensar de uma forma e, de certo modo, se
acomoda com a situação e esquece que há outras maneiras de pensar!

Todos temos um padrão psicológico. Primeiro, há uma sugestão, ou gatilho, que diz ao seu cérebro para entrar em modo automático e desdobrar um comportamento.

Depois, há a rotina, que é o comportamento em si. Para alterar um hábito, é preciso modificar os padrões que moldam cada aspecto de nossas vidas.

No livro “O Poder do Hábito”, o autor (Charles Duhigg) cita um exemplo que diz respeito a ele próprio. Ele explica como conseguiu parar de consumir cookies no meio do dia de trabalho ao compreender o hábito que o levava diariamente a uma cafeteria para comê-los, mesmo sem fome: as visitas diárias ao lugar ocorriam por necessidade de socialização.

“Refiz o hábito e, agora, lá pelas 15h30m, levanto da minha mesa e procuro alguém para conversar por 10 minutos. E não como um cookie há seis meses”, conta ele.

Quando você entende isso, é sinal de a mudança de mentalidade está começando a acontecer. Para ficar mais claro, um bom exemplo é
o das pessoas que fazem cirurgia bariátrica. Muitos pacientes voltam a engordar, porque, de uma hora para outra, se vêm em um corpo magro, porém, com a mesma mentalidade e hábitos de quando eram gordos.

Portanto, se você não aprender a mudar os seus hábitos, comportamentos, habilidades e atitudes, dificilmente, conseguirá manter um corpo magro e uma dieta saudável.

O segredo está na Prática

 

A prática é um dos segredos para a mudança. Tarefas que parecem incrivelmente complexas no início, como aprender a cozinhar ou falar uma língua estrangeira, podem se tornar muito mais fáceis depois de executadas inúmeras vezes.

Maus hábitos, como fumar e beber demais, são superados quando aprendemos novas rotinas e a praticamos incessantemente.

Por exemplo:

Para conquistar o objetivo de chegar ao peso ideal ou, simplesmente, de manter uma dieta saudável, o importante é o processo de COMO você vai chegar lá, as mudanças de comportamentos, as habilidades que você precisará ter e as atitudes que você precisa mudar para alcançar seus objetivos.

Você já pensou no que precisa fazer para começar a mudar suas atitudes e comportamentos para ter uma dieta saudável?

Dietas restritivas não funcionam!!

Por quê sempre digo que as dietas “milagrosas”, as “dietas da moda” não funcionam? Porque elas vendem a perda de peso rapidamente. E não se muda um hábito de anos comendo mal, em dias ou semanas.

Por isso, você pode até emagrecer rapidamente em um primeiro momento. Porém, muito provavelmente, voltará a engordar na mesma velocidade.

Agora que você já entendeu como seu cérebro funciona na formação de novos hábitos, e como é a relação TER X SER X FAZER, fica mais fácil começar a mudar de vida e parar de se autossabotar, não é mesmo?

Eu posso te ajudar

Não sei se você me acompanha sempre por aqui e se já viu o meu livro digital chamado “9 passos infalíveis para manter o foco e não enfiar o pé na jaca”. Nele eu mostro os 9 passos que eu criei e que me ajudaram muito no meu processo de emagrecimento e mudança de hábitos alimentares há alguns anos. Esses passos me ajudam até hoje a manter o foco.

Nesse artigo dei apenas um gostinho do que tem no livro e tenho certeza que você vai curtir o conteúdo dele! Dá uma olhadinha!

Bora sair do sofá? Vem comigo, te ajudo nessa!

Beijos e me conte aqui nos comentários o que achou desse artigo!

 

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