Como vencer a autossabotagem em 1 minuto e parar de comer por impulso - Casar Não Engorda

Casar Não Engorda




Como vencer a autossabotagem em 1 minuto e parar de comer por impulso

Comentários desativados em Como vencer a autossabotagem em 1 minuto e parar de comer por impulso

O que é autossabotagem?

Autossabotagem são pensamentos e comportamentos contrários ao que as pessoas realmente querem. Desejamos algo mas temos pensamentos e atitudes contrários ao nosso desejo. Isso é muito comum e, provavelmente, todos nós temos pensamentos e atitudes autossabotadores.

Muitos desses comportamentos de autossabotagem são externos como por exemplo, interferência da família, do marido ou de amigos. Muitas vezes eles até pensam estar ajudando ou tentam ajudar mas, sem querer, acabamos nos autossabotando por influência deles!

No entanto, os pensamentos de autossabotagem que mais nos impedem de realizar nossos objetivos são os autossabotadores internos como por exemplo o medo, a ansiedade, a procrastinação, o “eu não consigo”, “eu não posso”, etc…

Porque a autossabotagem está te impedindo de emagrecer?

O pior inimigo de quem está tentando emagrecer e ter mais saúde, na maioria das vezes, é a própria pessoa. As vezes, a gente sabe que está acima do peso e que isso está prejudicando a nossa saúde, mas, ainda assim, abrimos a despensa, pegamos aquela lata de leite condensado e transformamos em um delicioso brigadeiro, que acaba em segundos! Porque será será que isso acontece, mesmo quando sabemos que precisamos fazer exatamente o contrário do que fazemos?

Esses autossabotadores estão presentes em vários aspectos e momentos da nossa vida. Porém, quem quer emagrecer, enfrenta esses pensamentos diariamente.

Para dar mais um exemplo: se você está diante de um chocolate,  vem um pensamento auto sabotador: “Tudo bem, só um pedacinho não tem problema. Já estou gorda mesmo, então um chocolate não faz mal. Aí você acaba comendo a barra inteira!

Ou: “Tudo bem, amanhã eu começo a dieta” e come a barra inteira… Você já passou ou conhece alguém que já passou por isso?

Muitas pessoas, principalmente as que querem e precisam emagrecer, agem por impulso, e logo pensam em alguma desculpa como essas…

Se você se identifica com esse tipo de situação (ou conhece alguém que costuma agir desta forma), gostaria de te ensinar uma técnica simples, que tenho certeza que pode te ajudar a acabar de vez com esse autossabotador chamado “agir por impulso”!

Respire antes de tomar qualquer atitude!

autossabotagem

É comprovado que a respiração ajuda a diminuir a ansiedade. E isso pode acontecer de duas maneiras:

A primeira é fisiológica, já que o estado de ansiedade ativa áreas do cérebro que estimulam a hiperventilação, ou seja, inalamos o ar com mais rapidez e de forma mais rasa, e o esforço consciente para mudar isso ajuda a acalmar, pois o organismo volta a seu equilíbrio.

Outro ponto está no fato do indivíduo, ao tornar sua respiração consciente, traz sua atenção para o ato de respirar e, com isso, o estado de ansiedade tende a ser minimizado, pois a gente tira o foco daquilo que estava incomodando.

Mas, para a respiração ajudar a acalmar os ânimos e a diminuir as ações por impulso, ela deve ser uma respiração profunda, lenta diafragmática. Não é aquela respiração normal que estamos acostumados.

Eu aprendi a fazer esta respiração no pilates, que faço 2 vezes por semana e não abro mão de jeito nenhum. Você deve respirar de uma forma que quando você inspira, o seu abdome vai para fora. E quando expira, ele vai para dentro. No início é um pouco estranho, mas depois você se acostuma!

Quando respiramos com o abdome, a irrigação das células e a oxigenação são muito mais efetivas e ativa, mexendo o abdome de uma forma bem profunda.

Por isso, sempre que estiver naquela duvida: “Como ou não como aquela porcaria”? Pare, pense e respire. Feche os olhos se estiver sozinho…

Se estiver em alguma festa ou local público, não tem problema, respira com o olho aberto mesmo e mentaliza o mal que aquile alimento pode fazer para a sua saúde.

A respiração feita desta forma, vai te ajudar racionalizar sobre o que você deve ou não fazer e, desta forma, deixar de agir simplesmente, por impulso.

Pratique sempre

Este exercício deve ser praticado sempre. Antes de fazer a respiração, pense: “Quanto é a minha vontade de atacar este alimento, em uma escala de zero a dez?

Depois de respirar: “De dez, por exemplo, diminuiu para quanto?” É importante racionalizar isso, trazer para a realidade.

Se diminuiu pouco, repita, a cada vez que o impulso estiver prestes a acontecer. Repita e pratique sempre esse exercício, pois prática e repetição á que vão te fazer os resultados que você espera. Pois é desta forma que o seu cérebro vai entendendo o que é ou não importante para você. E aí, sabe o que acontece? Vamos adquirindo novos hábitos! Isso é muito mágico e, talvez, assunto para um próximo post!

Espero que essa técnica te ajude a acabar com sua autossabotagem! Leva apenas 1 minutinho e os resultados são surpreendentes!

Ah! E para te ajudar a ter prazer ao se alimentar, não deixe de ver aqui no blog minhas receitinhas super fácies, saudáveis e gostosas!

Me diga aqui em baixo nos comentários o que você e achou e se este artigo te ajudou!

bjos!

 

 

 

 

Compartilhe: