Guloseimas saudáveis para agradar adultos e crianças

Casar Não Engorda




Guloseimas saudáveis para agradar adultos e crianças

Comentários desativados em Guloseimas saudáveis para agradar adultos e crianças

Dia das crianças é uma data em que a oferta de guloseimas é grande e, mesmo as mamães mais cuidadosas e antenadas, dão aquela liberada nos doces, né? Afinal, é o dia delas e elas merecem esse carinho!!

Eu até concordo, e, apesar de ser bastante preocupada com a alimentação da minha família, acho que de vez em quando não há problema em exagerar um pouquinho… Porém, é importante prestar atenção e não usar desculpas para fazer disso um hábito!

Aproveitando esse clima de festas, gostaria de chamar atenção para o perigo dessas guloseimas industrializadas, que muitos pequenos (e adultos também) tanto amam!

Uma alimentação adequada é de fundamental importância durante toda a vida, mas, durante a infância,  é essencial para prevenir infecções e doenças, além de estimular o crescimento e desenvolvimento das crianças nos primeiros anos. 

O perigo dos doces e das guloseimas

Alimentos coloridos atraem muito os olhares das crianças. Eu já falei aqui no blog sobre a importância das cores na alimentação, por esse motivo os doces de várias cores, em formato de desenhos e com aromas agradáveis atraem muito os olhares dos pequenos, e por não terem uma opinião de valores já formada, sofrem grande influência da mídia.

Os comerciais no intervalo da programação infantil na TV, por exemplo, são direcionados às crianças e fazem propaganda de muitas guloseimas: chocolates, biscoitos, salgadinhos, balas, chicletes, entre outros. Alimentos esses que são fontes de muitas calorias, além de serem desprovidos de nutrientes.

Outro ingrediente que pode fazer mal à saúde da criança é o corante artificial. Balas, refrigerantes, sucos, iogurtes, cereais coloridos, gelatinas… Todos esses produtos industrializados possuem corantes artificiais, que podem causar, inclusive, reações alérgicas.

O pantone dos alimentos: como criar corantes naturais

Biscoitos recheados, que as crianças tanto amam, são grandes violões de gorduras saturadas. Um pacote de biscoito Wafer de morango de 115g, por exemplo, possui, em média, 5,3g de gordura saturada, acima do recomendado.  

O site sugarstacks.com fez uma matéria muito legal sobre a quantidade de açúcar nos alimentos industrializados. Você vai se assustar com os resultados:

doces

Por isso, é importante prestar atenção e tomar muito cuidado em como será não só a introdução alimentar as crianças (pois o que elas comem na infância pode refletir na saúde que elas terão quando forem adultas), mas também ao que as mamães comem na gestação, já que os hábitos alimentares dos bebês começam a ser formados ainda na barriga da mamãe. 

O que comer durante a gravidez

Aqui no blog tenho uma categoria dedicada aos pequenos, onde procuro colocar receitinhas para que eles possam incluir na rotina alimentos saudáveis e, ao mesmo tempo, atraentes e gostosos!

Veja algumas guloseimas saudáveis que já passaram por aqui:

Paleta Mexicana Light

Que criança não curte um picolé?! Meus sobrinhos amam essa receita! E pasmem, só leva morango, água e um pouquinho de leite condensado (que pode ser light, rs!).

guloseimas

Cupcake de cenoura com chocolate

Esse bolinho é delicioso. Fica fofinho, fofinho!

guloseimas

Cachorro quente de cenoura

Essa não é exatamente uma guloseima, mas, que criança não ama cachorro quente?? Essa receita, num primeiro momento, parece um pouco estranha, né? Mas, me dê um crédito e prometo que você não vai se arrepender! É um cachorro quente vegano, onde a salsicha é substituída pela cenoura! Claro que ela não fica com gosto de salsicha, mas fica um lanche delicioso, que vale a pena experimentar!

guloseimas

E, finalmente, a “cereja do bolo”das minhas sugestões de guloseimas saudáveis para o dia das crianças é o meu bolo de chocolate saudável! Gravei um vídeo especialmente em homenagem ao dia das crianças, porque acho que o mundo merece um futuro em que os adultos tenham consciência que comida boa é comida de verdade!

Bolo de Chocolate saudável| Receita especial Dia das Crianças

 

E o bom dessas receitas é que agrada crianças e adultos!

Você tem filhos, sobrinhos ou convive com alguma criança em casa? Como funciona a oferta de doces e guloseimas saudáveis aí? Conta pra gente!

Bjs!

 

Compartilhe: