5 formas de reaproveitar sobras e cascas

Casar Não Engorda




5 formas de reaproveitar sobras e cascas

Comentários desativados em 5 formas de reaproveitar sobras e cascas

Reaproveitar alimentos é muito importante, principalmente em época de crise, onde uma feira com poucos alimentos está saindo por mais de R$60 reais. Sempre que eu vou a restaurantes eu imagino “para onde vão todos esses jantares que as pessoas não querem mais?”. E sim, esses alimentos sempre vão para o lixo.

O desperdício está por toda parte. Desde a produção, plantio, até a colheita, transporte e distribuição. As frutas que amassam durante o transporte são jogadas fora e, quando são distribuídas em supermercados e feiras, ninguém quer comprar.

Mas nós podemos tomar medidas simples para reaproveitar alimentos dentro da nossa casa. Após as refeições, a grande maioria das pessoas joga fora o que sobrou da comida. Isso acontece também após o consumo de frutas e demais vegetais. Mas já está se popularizando a ideia de que esses resíduos aparentemente inúteis podem ser aproveitados de diversas maneiras.

Como começar a reaproveitar alimentos?

O primeiro passo é NÃO desperdiçar. Você pode começar diminuindo o desperdício de alimentos no armazenamento e conservação. Não vou entrar muito em detalhes, mas se você quiser aprender a embalar e armazenar os seus alimentos, é só acessar um texto que passou aqui pelo blog. Nele eu ensino a armazenar e fazer os seus alimentos durarem mais. Dá só uma olhadinha.

Agora, vamos ao que interessa: a parte do reaproveitamento. Você já utilizou os alimentos e não existe mais a possibilidade de armazená-los? 

Cascas

  1. Sabe quando a parte interna da panela fica muito escura? Limpar é fácil. É só encher a chaleira de água e acrescentar as casas do limão. Depois, coloque pra ferver, deixe alguns minutinhos, desligue o fogo e deixe descansar. Aí é só lavar normalmente. 
  2. As cascas de romã podem dar cor a sua vida! Elas funcionam muito bem como corantes vermelhos de tecido. Encha uma panela com água fervente e adicione as cascas da romã, deixe descansar durante 24h, ferva novamente e coloque a sua roupa para tingir. A partir de agora é o mesmo procedimento para tingir: ferva a roupa na água vermelha, deixe descansar por horas e depois lave com água fria. 
  3. Use a casca do limão e faça uma raspadinha! Para não desperdiçar basta congelar as cascas e usá-las quando você quiser.
  4. As cascas da batata tem duas utilidades: podem ser assadas ou diminuir o inchaço dos seus olhos. No caso do inchaço, coloque as cascas nos olhos e deixe por uns 15 minutinhos. No caso das cascas assadas, é só temperar com um pouco de azeite, limão e sal de ervas (ou o que você preferir), colocar para assar durante alguns minutos. É um ótimo acompanhamento ou até mesmo para um lanchinho à tarde.
  5. Para perfumar a sua casa: cascas de laranja ou limão podem dar um troque cítrico à sua casa. Basta colocá-las no processador até que fiquem bem moídas. Depois coloque-as em potinhos de vidro e espalhe pela casa. Você também pode colocá-las na glicerina.

Dicas

– O arroz que sobrou de uma refeição pode virar bolinhos, arroz de forno, risotos;

– O feijão que sobrou também pode virar tutu, feijão tropeiro, bolinhos, virado;

– Com a carne assada e a carne moída que sobraram é possível fazer croquetes, recheios de tortas, omeletes e pastéis, molhos;

– Outra forma de evitar o desperdício é utilizar as cascas, talos e folhas dos vegetais em receitas;

 

E aí, o que acha de reaproveitar alimentos? Você tem alguma receitinha especial com sobras? Conta pra gente.

 

Bjs!

Compartilhe: